Breno Ferreira

Opniões e códigos de um desenvolvedor de software .NET.

WebCamps Brasil

with one comment

Olá pessoal,

Estou escrevendo este post para dar minha opinião de como foram os WebCamps que rolaram aqui no Brasil este ano.

Em março/2011, houve o WebCamps em São Paulo, onde vieram o Phil Haack (Program Manager no time de ASP.NET MVC na Microsoft, em Redmond), e Drew Robbins (Developer Evangelist, também na Microsoft, em Redmond). Apesar de alguns discordarem de mim, achei que o evento foi bom, pois tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente os caras que desenvolvem a tecnologia (ASP.NET MVC), tirar dúvidas, fazer perguntas e também conhecer um pessoal novo da comunidade daqui do Brasil. O conteúdo técnico, apesar de ser bem básico, tinha seu propósito, pois haviam pessoas na plateia que, talvez, não conheciam ainda a tecnologia.

Enfim, como a ideia principal do evento é que ele seja aberto à todos, inclusive àqueles que queiram fazer seus próprios WebCamps locais, eu, em parceria com o Rodrigo Vidal, resolvemos trazer o evento para o Rio de Janeiro e também para Petrópolis (no interior do Rio). Mas, não seguimos o modelo igual ao do evento original. Decidimos adaptar o conteúdo apresentado às necessidades locais, e é claro, colocar um conteúdo um pouco mais avançado. O resultado foi que, conseguimos falar não somente de ASP.NET MVC 3, mas também sobre Test-Driven-Development, REST, HTML5 (com o Murilo Curti, da Microsoft Brasil, que veio de SP até o Rio, valeu Murilo pela ajuda!) e até sobre MEF (Managed Extensibility Framework) com o Cadú. No final do evento, ainda tivemos um Coding Dojo, onde os participantes do evento puderam codificar um pouco e resolver um probleminha simples.

O resultado foi muito bom, conseguimos um público de aproximadamente 200 pessoas nos dois eventos e o feedback foi muito positivo. Esperamos repetir o evento mais vezes (quem sabe em outras cidades?), e assim, disseminar o conhecimento que nós possuímos com as pessoas.

Como prometido, os PPTs utilizados no evento, e o código fonte do Dojo podem ser baixados aqui.

Mais uma vez, gostaria de agradecer ao Vidal, por ter se empenhado junto comigo para realizarmos o evento, ao CEA (Comunidade em Ação) pelo apoio, ao Infnet (por ter nos cedido o auditório para a realização do evento no Rio), a FASE (por ter nos cedido seu auditório para o evento em Petrópolis), ao Microsoft Innovation Center de Petrópolis pelo apoio, ao Murilo Curti por ter vindo de SP até o Rio para participar do evento conosco, ao Claudio Leite e o Valdinei Santos por terem ajudado na divulgação e na organização do evento no Rio, e é claro, ao pessoal da Microsoft Corp por idealizar o evento e por mandar o Phil Haack e o Drew Robbins para São Paulo e nos inspirar a realizar o evento.

Abraços

Breno

Written by Breno Ferreira

18/07/2011 at 20:53

Posted in Evento

Tagged with ,

One Response

Subscribe to comments with RSS.

  1. Parabens pela iniciativa, foram eventos que agregaram bastante conhecimento as pessoas.

    xvaldinei

    19/07/2011 at 11:57


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s