Breno Ferreira

Opniões e códigos de um desenvolvedor de software .NET.

Novidades do Windows 8

leave a comment »

Olá pessoal,

Hoje, depois de muita espera e ansiedade (da minha parte pelo menos), teve início o BUILD. E o grande anúncio do evento foi o Windows 8. Steven Sinofsky revelou ao mundo os detalhes de como funcionará o Windows 8.

Quick Overview do Windows 8

Realmente, a nova versão do sistema operacional cumpre o que foi prometido. É a maior revolução no SO desde o Windows 95. Se em em 1995 o Windows 95 deslanchou a plataforma PC, o Windows 8, poderá causar uma revolução no mercado de computação móvel (Mobile Computing).

O Windows 8 suportará duas arquiteturas diferentes, x86/x64 e também ARM. Isso significa que o Windows 8 será uma nova maneira de pensar em PCs e Tablets, pois o novo sistema operacional irá suportar os dois tipos de dispositivos. Ele irá funcionar bem tanto em dispositivos Touch-Screen (Tablets), quanto com os bons e velhos mouse e teclado (PCs).

Sobre a interface gráfica, o Windows 8 contará com a nova experiência baseada no estilo Metro (ver figura abaixo), e também possuirá a interface clássica, praticamente idêntica a do Windows 7, onde o usuário poderá usar o Windows da maneira normal, com acesso ao Windows Explorer, Prompts de comando, etc.. Uma coisa que não ficou realmente clara (pelo menos não para mim) é se o Windows 8 rodando em arquitetura ARM (Tablets) irá suportar a interface clássica, e poder rodar os aplicativos "legados” como o Office. Quem sabe daqui a uns dias eu consiga essa resposta.

untitled

Desenvolvimento de Apps

A não ser que você tenha hibernado em uma caverna nos últimos meses, você deve estar sabendo das grandes discussões em torno de qual vai ser a linguagem/framework/API utilizada para criar aplicativos baseados na nova interface do Windows 8. Muitos chegaram a achar que o .NET Framework, e consequentemente linguagens como C# estavam mortas. Isso por que foi dito que as aplicações poderiam ser feitas com HTML5+Javascript. Mas, no evento hoje, Steven Sinofsky sanou, em parte, algumas dessas dúvidas.

windows-8-platform-tools

Como você pode ver na imagem acima mostra que, o Windows 8 irá suportar aplicações feitas com as tecnologias atuais, como .NET e Silverlight, C++ com a Win32 API e HTML+Javascript sobre o Internet Explorer.

Mas há um conceito novo (o qual preciso estudar, pois ainda não foi divulgado muita coisa), chamado Windows Runtime (WinRT). O WinRT é um conjunto de APIs novas que será utilizado para criar os aplicativos “imersivos” baseados no estilo Metro. O grande diferencial do WinRT é que ele irá possibilitar que as aplicações troquem informações entre si, e não sejam “silos” isolados sem nenhum tipo de interação com os vários outros Apps instalados. Na apresentação, foi demonstrado algo bem legal que foi uma aplicação de edição de fotos que conseguia enviar a foto sendo editada com um aplicativo do Facebook, e esse aplicativo, por vez, enviava a foto para um álbum no Facebook. Outro exemplo bacana é que com essas novas APIs do WinRT, o aplicativo irá poder expor dados internos para busca no Sistema Operacional. Por exemplo, um cliente do Twitter poderá expor os twits para serem buscados pelo SO.

O melhor dessas novas APIs do WinRT é que será possível desenvolver aplicativos com a sua linguagem de preferência. Seja você um desenvolvedor de código nativo (C++), .NET (C#/VB) ou Javascript, haverá a possibilidade de utilizar essas APIs novas com todas estas linguagens. A escolha é sua.

Conclusão

O Windows 8 já é uma grande revolução no mundo da tecnologia. Esta nova versão é uma reimaginação do sistema operacional, e é diferente de tudo já visto até hoje.

Caso você queira saber mais detalhes, recomendo assistir ao Keynote do Build que rolou hoje. Basta acessar http://www.buildwindows.com.

E também é muito importante lembrar que o primeiro preview do Windows 8 já está disponível para download. Basta acessar http://dev.windows.com. Lá existem três links:

Em breve, tentarei postar algumas coisas sobre o desenvolvimento de aplicações na nova plataforma e mais alguns detalhes técnicos sobre o Windows 8.

Até lá,

Breno Ferreira

Written by Breno Ferreira

13/09/2011 at 23:41

Posted in Evento

Tagged with , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s