Breno Ferreira

Opniões e códigos de um desenvolvedor de software .NET.

Minha experiência com um curso do Coursera

leave a comment »

Olá pessoal, tudo bem?

Recentemente, concluí o curso de Principios de Programação Funcional em Scala, do Coursera, e decidi escrever aqui como foi minha experiência com o curso.

Motivação

Decidi fazer o curso de Programação funcional com Scala no Coursera por dois principais motivos:
  1. Queria saber como seria a experiência de aprendizado online. Eu, como talvez a grande maioria das pessoas, sou um estudante tradicional, ou seja, sempre estudei dentro de uma sala de aula. Nunca participei de nenhum tipo de ensino a distancia, ainda mais online.
  2. Interesse em aprender sobre programação funcional. Sempre programei nos paradigmas tradicionais: imperativo e orientado a objeto. E recentemente passei a ter um grande interesse nesse paradigma, que apesar de não ser novo, passou a ter grande destaque na industria de software, e é cada vez mais relevante em alguns cenários de desenvolvimento de aplicações.
Por essas razoes, vi esse curso como a oportunidade perfeita de aprender algo novo, e ainda poder participar de uma experiência de aprendizado diferente.

Descrição do curso

O curso foi dividido num período de 7 semanas, e a cada semana, um tópico novo era abordado. Esses tópicos eram apresentados pelo professor em formato de vídeo aulas, e sobre cada tópico, havia um exercício que deveria ser feito para praticar os conceitos apresentados nas aulas.
A dificuldade do curso, na minha opinião, foi razoavelmente desafiadora. Os tópicos, apesar de não serem muito complexos, tinham exemplos e exercícios que não eram triviais, e exigiam um bom raciocínio e dedicação para bem compreende-los. Comparado com as aulas que tive na faculdade, o curso do Coursera foi consideravelmente mais desafiador. Isso, para mim, foi muito bom, pois exigiu um certo esforço e disciplina para concluir o curso com sucesso. E ainda foi possível ter uma ideia de como é o nível das aulas lecionadas em universidade estrangeiras, neste caso a EPFL da Suíça.

Conclusões

Ao meu ver, o ensino online, apesar de estar dando seus primeiros passos, é uma grande quebra de paradigma na educação. É um modelo de ensino bem diferente do tradicional, onde os alunos assistem aulas presenciais.
No modelo de ensino online, tive uma liberdade muito maior para conseguir assistir as aulas e fazer os exercícios conforme a minha agenda permitia.
Outro beneficio e que assistindo aulas online, caso eu não conseguisse entender logo de primeira o que o professor explicou, eu podia voltar o vídeo e assistir a explicação novamente. Havia também fóruns de colaboração entre os alunos, que eles podiam usar para tirar duvidas e discutir assuntos relacionados ao conteúdo das aulas. E é claro, sempre há o Google para alguns momentos de desespero.
Isso dava um dinamismo muito grande no processo de aprendizado, pois o aluno tinha ao seu dispor um conteúdo de qualidade, e também podia aprender de conforme suas necessidades.
Vale ressaltar que esse curso foi usado na própria universidade para os alunos matriculados. E o tempo na sala de aula era usado para que os alunos pudessem fazer os exercícios, tirar duvidas com o professor e interagir com os outros alunos.
Algumas pessoas dizem até que esse é o futuro das escolas. E de uma certa maneira, eu concordo. É muito melhor ter aulas com os melhores professores disponíveis, do que ter que se contentar com aquele professor que a escola te disponibiliza, que as vezes pode não ter uma didática boa ou não conhecer muito bem o assunto.
Esse video ilustra bem essa mudança de paradigma na educação. Ele não foca tanto no aspecto de educação online, mas sim, em uma mudança onde os alunos aprendem melhor quando eles estão a vontade, e conseguem colaborar com seus colegas.
Nesse curso que fiz, percebi que, maior que o objetivo de conseguir um certificado no final, o principal objetivo era aprender, e a colaboração com os outros estudantes e com acesso a material de várias fontes diferentes ajudavam e não eram coibidos pelo professor.

Links para outros sites de e-learning

Existem outros sites do mesmo tipo do Coursera, que disponibilizam conteúdo de universidades online. Os mais conhecidos são:

Edx: Esse site disponibiliza aulas de universidades como MIT, Harvard, Berkeley e outras. Os cursos são focados principalmente na area de TI.

Udacity: Aqui existem aulas focadas em Ciência da Computação com instrutores bem reconhecidos no mercado, alguns deles são professores de universidades conhecidas dos Estados Unidos, como Stanford. Um dos mais conhecidos é o de Inteligência Artificial, com um professor da Stanford e associado ao Google que desenvolveu o carro que se auto dirige.

Khan Academy: Talvez um dos pioneiros de aulas online. Começou a alguns anos com aulas de matemática, e hoje conta com um acervo de mais de 3000 videos sobre diversos assuntos, entre eles matemática, física, química, biologia, etc.. Os vídeos são sobre assuntos tanto de nível básico (Ensino Fundamental e Médio) até nível universitário.

Written by Breno Ferreira

05/12/2012 at 16:37

Posted in ELearning

Tagged with , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s